Hoje eu ia fazer um fio ATENDENDO A PEDIDOS e contar um pouquinho do que eu já aprendi de biometeorlogia e conforto térmico mas vai ficar pruma próxima pq aconteceu algo assustador e eu preciso contar pra vocês.
Como vocês sabem eu tenho um namorado com quem eu divido a casa e os gatos e de quem eu torro a paciência tagarelando sobre as coisas que eu gosto. Então imagina qual o meu espanto quando eu descobri que ele não sabia o que era UMIDADE RELATIVA.
Pois acredite se quiser. Ele me enviou um vídeo falando algo do tipo “nossa é isso que é a umidade relativa como assim você nunca explicou nada disso pra mim marina eu achoq ue precisamos terminar” não com essas exatas palavras, mas foi assim que eu li.
Então deixa eu explicar uma coisinha rápida aqui: UMIDADE RELATIVA DO AR. em poucas palavras é a medida de quanto o ar tá cheio de vapor d’água considerando a sua capacidade de ter vapor nele antes de saturar.
Pra explicar esse conceito eu vou usar um exemplo usado pela alice grimm no sua ótima apostla de meteo que tá disponível aqui: https://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/. Mas eu vou dar uma mexidinha pra usar meu único hit nessa rede social.
IMAGINEM UMA PANELA DE PRESSÃO com metade do seu volume preenchida de água. bota a panela imaginária no fogão da sua mente e liga a chama. Pois bem. Logo no início vc pode medir a pressão na panela e vai estar igual aqui fora pq quando vc fechou a panela vc não tacou mais ar dentro dela.
Mas aí a panela começa a esquentar. As moléculas da água começam a ganhar energia. E isso significa que elas começam a remexer mais. E daí elas SAEM DA ÁGUA e ficam ali, presas na atmosferinha da panela como vapor.
E imagina que vai aumentando e aumentando a quantidade de gás vapor na panela o que significa que AUMENTA A PRESSÃO. E essa pressão vai aumentando e aumentando até que… até que uma hora essa atmosferinha fica SATURADA. a pressão que esse vapor exerce na água é tanta que algumas moléculas vão voltando pra água pq nem espaço mais pra elas remexerem em paz tá rolando. essa é a famosa pressão de vapor de saturação. (se não é famosa pra você saiba que é famosa pra mim sim)
Bem ok, agora pq eu to contando isso? porque é essa pressão que o vapor exerce é o que importa pra medirmos a umidade relativa. Como eu disse a umidade relativa é a medida de quanto tem de vapor no ar EM RELAÇÃO ao tanto de vapor que PODERIA TER NO AR até a saturação.
E a gente usa uma medida relativa assim pq uma medida absoluta seria um pouco mais difícil de fazer. imagina medir o quanto ter de vapor num volume de ar sabendo que a quantidade de vapor que o ar aguenta antes de saturar VARIA COM A TEMPERATURA.
Pois é amigos, é isso mesmo, o ar secão do inverno quente desses dias pode ter a mesmíssima quantidade absoluta de vapor que o inversno decente que tava fazendo semana passada. mas as umidades relativas são bastante diferentes. (no caso de inverno no sudeste é sempre baixa de qq maneira haha).
A titulo de curiosidade, com o ar a 25°C a razão de mistura de saturação (esse tal “quanto de vapor de agua o ar aguenta antes de saturar totalmente” que eu tanto falo) é 20g/kg (20 g de vapor pra cada kg de ar)